Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Blog

17/05/2019

MICROEMPREENDEDORES FORMAIS SÓ CRESCE NO PAÍS

Formalizar o negócio para crescer! É essa a premissa que muitos microempreendedores tem se apegado, e motivam a enquadrar suas empresas nos meios legais. Vamos conhecer esse cenário e algumas das vantagens da formalização.

O sistema MEI (Microempreendedor Individual) é a principal forma que os pequenos empresários têm adotado para formalizar seus negócios. Atualmente são mais de 8 milhões de microempreendedores que usam essa categoria de CNPJ, e conseguem driblar as dificuldades dos diferentes mercados.

Os microempreendedores formais estão distribuídos em áreas como serviços de elétrica, de mecânica, de hidráulica; na área de cuidados estéticos e nas atividades culinárias. É a maneira de usar as habilidades para ganhar dinheiro.

 

 

Motivos para se tornar um microempreendedor formal

Sem dúvida os níveis alarmantes do desemprego no Brasil é fator principal para esse aumento de microempreendedores formais. Porém, podemos adicionar outros motivos para essa busca:

- Continuar contribuindo para Previdência Social

- Ter um CNPJ para atender alguns procedimentos de clientes

- Conseguir fornecedores de grande porte

- Participar de licitações, ou poder prestar serviços a instituições públicas

- Conquistar o equilíbrio financeiro

Essas são ótimas razões para optar pelo MEI, e formalizar sua empresa.

 

 

O que é preciso para se tornar um MEI?

Outro atrativo para optar pela categoria MEI é a facilidade de se conseguir o registro. Dependendo do tipo de negócio, todo processo é realizado pela internet. Apenas empresas que precisam de licenças da vigilância sanitária, por exemplo, é que terão um pouquinho mais de trabalho.

A solicitação para esse tipo de CNPJ se inicia no Portal do Empreendedor (www.portaldoempreendedor.gov.br), nesse site o microempreendedor irá preenchendo os dados pedidos, e depois de análise, terá sua inscrição confirmada.

 

 

Os microempreendedores interessados precisam atender aos seguintes requisitos:

- Maior de 18 anos

- Não fazer parte de nenhuma outra sociedade empresarial

- Não ser servidor público federa ou pensionista

- Ter ganhos abaixo de R$ 81 mil

São obrigatoriedades básicas, mas é importante verificar se em seu munícipio existe alguma restrição ao tipo de negócio que deseja formalizar. Com o registro liberado, o microempreendedor deverá pagar um tributo mensal que varia de acordo com a atividade econômica.

A partir desse quadro fica fácil de entender o porquê de tantos microempreendedores formais no Brasil.

E se precisar de apoio financeiro para começar e investir no seu negócio, nossos agentes vão até você para negociar um crédito ideal para o seu negócio:

 

 

Faça uma simulação de crédito sem compromisso com o valor que você precisa:

 

 

Imagem do post MICROEMPREENDEDORES FORMAIS SÓ CRESCE NO PAÍS Voltar