Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Blog

17/02/2021

Erros mais comuns ao se tornar MEI

O desejo de ter o próprio negócio está presente no pensamento de muitas pessoas, mas existem equívocos que podem transformar esse ideal em um tormento.

Essa preocupação não é à toa, afinal, empreender possui suas dificuldades. Mesmo assim, com conhecimento e esforço, é possível evitar que aconteça os erros mais comuns ao se tornar MEI e garantir o bom andamento do negócio.

A seguir, listamos os 5 principais deslizes cometidos pelos microempreendedores. Confira todos eles e se prepare para não praticá-los após a abertura da sua empresa!

1. Não controlar as finanças

Conduzir bem as finanças do negócio é essencial para mantê-lo sustentável. Realize um planejamento, com controle dos gastos e lucros, de forma cuidadosa, para manter o funcionamento de maneira adequada. Nossa dica é usar uma planilha para controle financeiro, assim, é possível contabilizar todos as despesas e os ganhos.

 

 

2. Não separar as contas pessoais e empresariais

Ainda sobre a administração financeira, a maioria dos microempreendedores não dividem as contas pessoais das empresariais. Esse comportamento impaca negativamente o controle interno do negócio e prejudica o fluxo de caixa. O mais indicado é retirarum salário fixo e o valor excedente é direcionado para o reinvestimento no estabelecimento.

3. Não acompanhar as mudanças nas obrigações legais

Mesmo as obrigações do MEI sendo mais simples do que outros regimes, o governo faz mudanças fiscais que podem trazer problemas futuros, se não forem acompanhadas e cumpridas. Fique atento às regras e, se necessário, contrate um contador.

4. Não investir em ações de melhorias

Quando um negócio inicia, é comum receber baixos recursos, mas sempre invista em ações de melhorias. A compra de novos equipamentos, insumos ou o outro tipo de capital são fundamentais para lucrar mais.

E se você não tem esse dinheiro agora, conte com a linha de crédito Juro Zero da Credisol. É possível emprestar até R$ 5 mil para investir na sua atividade e devolver o valor em até 8 parcelas, com nenhuma taxa de juros.

 

 

5. Não promover o seu negócio

A prospecção de novos clientes começa com a promoção do seu negócio. Mesmo sendo uma loja pequena, trace ações para marcar presença online, como nas redes sociais, blogs, sites e em outros locais da internet. Escolha os melhores canais de acordo com o seu público-alvo e como chegar até ele.

6. Não inovar

Manter o bom funcionamento do estabelecimento é uma forma de crescer, mas oferecer diferenciais em seus produtos ou serviços pode acelerar esse processo. Reserve um tempo para pensar estrategicamente e procurar soluções criativas para inovar e se destacar no mercado. E se precisar de uma quantia para tirar o projeto do papel, conte com as linhas de crédito da Credisol.

 

 

 

Esses foram alguns erros mais comuns ao se tornar MEI e que podem fazer a diferença no sucesso do negócio. Por isso, siga todas as dicas para apresentar bons resultados.

Se precisar de apoio financeiro ou de alguma orientação, converse com um de nossos agentes agora mesmo!

 

 

 

Imagem do post Erros mais comuns ao se tornar MEI Voltar