Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Blog

04/11/2021

COMO MONTAR PLANEJAMENTO DE FIM DE ANO PARA SUA EMPRESA

Uma das épocas mais esperadas pelos empreendedores está chegando. Porém, para atingir a alta expectativa de bons resultados, é preciso montar o planejamento de fim de ano para sua empresa.

Os negócios fechados nesse período são decisivos para os lucros do seu empreendimento. Por isso, é indispensável estar preparado para a data sazonal mais importante para o comércio – o Natal – e o momento de aquecimento devido ao recebimento do 13º salário dos consumidores.

Para ajudar você a aproveitar esse momento, separamos algumas ações para finalizar 2021 com o saldo positivo. Confira a seguir e anote todas as dicas para se organizar!

Programe as finanças para gastos de fim de ano

Um negócio, seja qual for seu segmento de atuação ou seu porte, deve prever os gastos para o término do ano, como a divulgação dos produtos ou serviços na internet, através dos anúncios no Google ou nas redes sociais.

Mesmo com a retração de gastos, a divulgação é muito importante para se destacar dos concorrentes nesse período. Por isso, é importante contar como uma despesa no final de ano, pois será necessário um bom investimento.

Liquide os itens não vendidos até agora

O seu negócio pode ser mais eficaz no período natalino. Nesse momento, as pessoas estão em busca de promoções para presentear seus entes e amigos, sem deixar ninguém de fora. Por isso, você precisa criar campanhas para aqueles produtos parados durante o ano.

Faça uma liquidação de tudo o que não foi vendido, oferecendo descontos atraentes no Natal. Isso ajuda o estoque a girar, assim como a manter um bom fluxo de caixa, principalmente para o início do próximo ano, em que as vendas caem.

Antecipe seus estoques

Muitos empreendedores já organizam seus estoques desde a Black Friday, mas o importante é antecipar seus itens para a oferta estar em dia, sem excessos ou faltas, que podem significar prejuízos e perda de oportunidades.

Envolva seus fornecedores em seu planejamento, pois eles têm outros contratos a cumprir, e a forma como se programa é essencial para não ficar na mão em pleno fim de ano. Sem mencionar que essa atitude pode render melhores negociações de prazos, preços e descontos.

Defina metas

Ao começar 2021, você deve ter definido metas reais e objetivas, que foram sendo cumpridas conforme os meses foram passando. Porém, podem ter algumas que ainda não foram concluídas.

Nesse caso, faça uma retrospectiva e entenda o que ainda é preciso fazer para fechar seu planejamento da melhor forma possível. Ajuste as que forem necessárias para serem próximas da realidade e você consiga atingi-las.

Ter um plano é fundamental para os negócios que querem crescer, seja lá qual for a época. Felizmente, agora, você já sabe como montar o planejamento de fim de ano para sua empresa e está preparado garantir o sucesso das vendas desse período.

Precisa de apoio financeiro para antecipar seu estoque, fazer sua divulgação e bater suas metas?

Conte com a Credisol! Temos diversas linhas de crédito para ajudar o microempreendedor, formal ou informal, a se desenvolver no mercado.

Voltar