Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Blog

18/10/2016

DICAS DE COMO RECUPERAR O SEU CAPITAL INVESTIDO

A atual recessão econômica brasileira tem desencadeado um aumento significativo no número de desemprego no país. Esses profissionais afetados, por sua vez, estão vendo na crise uma oportunidade de crescer profissionalmente e tornando-se empreendedores.

Uma pesquisa realizada pela Unitfour, empresa fornecedora de dados para o mercado, revela que o número de empresas abertas em janeiro de 2016 cresceu 17% em relação ao mesmo mês do ano anterior.

Neste mesmo cenário de novas empresas sendo formalizadas, um fato chama a atenção: ao mesmo tempo que novas empresas abrem em nosso país, outras fecham as suas portas. A mesma pesquisa nos mostra que, em 2016, houve um aumento de 26,5% sobre o total de empresas que pediram falência no primeiro semestre do ano passado. 

Se você iniciou um negócio recentemente e, além de estar preocupado com o cenário econômico, também está atento ao retorno sobre o capital inicial investido em sua empresa, fique atento às dicas que separamos para você:


1# Fuja da Informalidade

Você sabia que existem mais de 20 milhões de negócios informais só no Brasil? Uma pesquisa realizada pelo SEBRAE, aponta que os custos altos com a abertura e manutenção de uma empresa são os principais motivos que os empreendedores alegaram para manter seus negócios nessa condição.

Contudo, vale ressaltar que, quando você formaliza a sua empresa, você passa a ter direitos que podem garantir a segurança do seu negócio. Saiba mais sobre esse assunto clicando aqui.

2# Tenha um Plano de Negócio

O Plano de Negócio é um documento que descreve os objetivos de um negócio e quais os passos que devem ser dados para que esses objetivos sejam alcançados - diminuindo os riscos e as incertezas para o empreendedor, empresa ou investidores.

Esse documento é de suma importância para traçar um retrato fiel do mercado, do produto e das atitudes como empreendedor. Organize as suas ideias e oriente-se na busca por informações sobre o ramo, produtos e serviços. Assim como informações sobre clientes, concorrentes, fornecedores e, principalmente, sobre os pontos fortes e fracos do seu negócio.

Crie um Plano de Negócio e comece hoje mesmo a planejar os passos mais importantes para o sucesso da sua empresa.

3# Seja um bom Gestor Administrativo

Muitos empreendedores acreditam que é preciso apenas ter experiência no ramo de atuação para ser um bom gestor. Isso realmente é muito importante, mas não é tudo.  Para gerir uma empresa com excelência, é preciso ter conhecimento adquirido em cursos específicos e/ou contar com uma boa assessoria/consultoria. Sem conhecimento de administração, o empresário corre o risco de ver sua empresa fechando as portas a qualquer instante.

4# Separe as Despesas Pessoais das Empresariais

Um dos erros mais comuns entre os donos de pequenos negócios, é confundir o dinheiro da empresa com o seu próprio dinheiro e vice-versa. Para que esse erro não ocorra, você precisará definir o seu salário mensal – conhecido como pró-labore – e reinvestir o resto do lucro na própria empresa, estimulando, assim, o seu crescimento.

5# Tenha uma Planilha de Controle Financeiro

Uma das maneiras mais eficientes de manter o controle das finanças é fazer um planejamento financeiro. É uma poderosa ferramenta de gestão, que serve para organizar as suas receitas (recebimentos) e suas despesas (gastos), evitando os gastos demasiados e desnecessários.

O ideal é que você faça o controle diariamente - ou sempre que houver movimento financeiro. Pode ser em um caderno ou até mesmo em uma planilha e, semanalmente, faça um diagnóstico até o momento das despesas futuras e seus rendimentos.  Assim, você não correrá o risco de fechar o mês no vermelho.

Para não correr nenhum risco de ficar no negativo, é necessário avaliar as suas despesas fixas mensais (água, energia, internet, funcionários...) e o tempo necessário que o seu dinheiro retornará, garantindo assim, maior segurança para o seu negócio.

6# Optar pelo Empréstimo

Se você iniciou o seu negócio utilizando-se de todo o seu dinheiro, você cometeu o primeiro erro. Iniciar um negócio sem um capital de giro é comum, principalmente se você possui um pequeno negócio.

Por esses motivos, se por alguma circunstância você sentir-se desconfortável financeiramente, busque por uma empresa de crédito. A partir disso, comece a manter um bom controle de suas finanças, assim você saberá exatamente quanto você possui de capital de giro.

- Com um bom capital de giro em mãos, você conseguirá conhecer o melhor momento de compra e, até mesmo, os prazos que você poderá assumir, evitando a falta de sintonia entre pagamentos e recebimentos.

- Você irá conseguir quitar as contas de curto e médio prazo, mantendo sempre o seu caixa positivo e as contas do ativo e passivo em equilíbrio. Desta forma garantirá que sua empresa cresça gerando riqueza em longo prazo.

Leia também: OS 4 PILARES PARA UM NEGÓCIO MAIS LUCRATIVO

Imagem do post DICAS DE COMO RECUPERAR O SEU CAPITAL INVESTIDO Voltar