Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Blog

06/09/2016

EMPRESA FORMAL X EMPRESA INFORMAL: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE ESTE DUELO

A gente sabe que manter uma empresa no nosso país não é uma missão nada fácil, você paga uns impostos aqui, outros ali, paga os clientes, colaboradores, financiamentos... e no fim do mês, sobra pouco dinheiro para manter a empresa saudável e até mesmo investir, não é mesmo?


E é por pensar nestes atributos que muitas empresas continuam na informalidade. Você sabia que existem mais de 20 milhões de negócios informais em nosso país? De acordo com uma pesquisa realizada pelo SEBRAE, os custos altos com a abertura e manutenção de uma empresa, são os principais motivos que os empreendedores alegaram para manter seus negócios nessa condição.
Contudo, vale apena manter sua empresa na informalidade ou é preferível formalizá-la? Vamos entender sobre esse duelo:


1. Alvará de Funcionamento:

Toda empresa precisa de alvará para o seu funcionamento. Ele é concedido pela prefeitura e permite a localização e o funcionamento de estabelecimentos comerciais, industriais, agrícolas, prestadores de serviços, bem como de sociedades, instituições e associações de qualquer natureza - vinculadas a pessoas físicas ou jurídicas.

Empresa Formal: Apenas empresas formais tem direito ao Alvará de Funcionamento.
Empresa Informal: Empresas informais não podem ter Alvará de Funcionamento.

2. Benefícios Fiscais:


Também conhecido como incentivos fiscais, é caracterizado pela redução ou eliminação, direta ou indireta, do respectivo ônus tributário, oriundo de lei ou norma específica.

Empresa Formal: O empreendedor individual paga menos taxas e impostos do que uma empresa convencional e não precisa de contador — se quiser, pode ter a assessoria gratuita de um profissional credenciado pelo governo.
Empresa Informal: Empresas informais não pagam impostos, logo não recebem benefícios fiscais. No entanto, está sempre sujeita a receber multas por trabalhar de forma informal.


3. Cobertura previdenciária:


É um procedimento administrativo adotado pelo INSS do Brasil que estima o tempo de alta do segurado para a concessão de um benefício. Já no ato da perícia médica o segurado tem o seu tempo de cura pré-estimado pelo médico perito.

Empresa Formal: Quem possui empresa formal pode contar com o auxílio financeiro da Previdência em caso de doença, acidente, aposentadoria ou morte.
Empresa Informal: Quem possui uma empresa informal, assim como quem possui uma empresa formal, está sujeito a doenças e acidentes. Por estes motivos, corre o risco de ausentar-se da empresa - não tendo direito a cobertura previdenciária.

4. Vender para o Governo:


Uma das alternativas interessantes para as empresas são as vendas governamentais. Nas instituições públicas este processo é feito por licitação. A licitação é o processo utilizado pelas entidades que utilizam dinheiro público (oriundo de impostos e taxas), para contratar obras e serviços, comprar e vender bens patrimoniais.

Empresa Formal: Basta obter os documentos exigidos durante o registro cadastral na entidade que pretender fazer negócio. É necessário apresentar documentos que comprovem a habilitação jurídica; qualificação técnica; qualificação econômico-financeira e regularidade fiscal.
Empresa Informal: Empresas informais não podem vender para o governo. Perdendo a oportunidade de fornecer produtos e serviços para o Órgão.

Podemos concluir que transformar o seu negócio informal em uma empresa formal é a melhor escolha. Certo? Além dos benefícios aos quais você passa a ter direito, a formalização possibilita ganhos e oportunidades fundamentais para o crescimento do seu empreendimento.

 

 

 

Imagem do post EMPRESA FORMAL X EMPRESA INFORMAL: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE ESTE DUELO Voltar