Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Blog

20/01/2017

ERROS COMUNS NA HORA DE PEDIR UM EMPRÉSTIMO

O empréstimo pode ser uma saída interessante para quem está enfrentando problemas financeiros, baixas no mercado ou para quem quer uma grana imediata para investir no negócio.

O problema é que, se você pensar somente nos benefícios de realizar um empréstimo, você pode ficar arrependido depois. É importante que se tenha um planejamento na hora de buscar alguma instituição financeira para adquirir um empréstimo. Então, confira alguns erros comuns, que podem ser fatais, realizados por pessoas que buscam empréstimo.

- Não analisar a verdadeira necessidade do crédito

O primeiro passo na hora de efetuar um pedido de crédito é fazer a seguinte pergunta: eu realmente estou precisando desse valor ou posso conseguir ele de outra forma? Ter mais dinheiro é sempre bom, mas, nestes casos, como o nome já diz, é um empréstimo. Ou seja, mais cedo ou mais tarde, você vai ter que pagar.

Portanto é indispensável que você analise suas dívidas e receitas e veja se realmente você precisa solicitar um crédito. Tente renegociar suas dívidas, avalie a necessidade da contratação ou se é possível controlar o orçamento sem o montante extra. E, claro, tenha a certeza do valor correto que você precisará solicitar para não pegar mais dinheiro do que precisa.

- Fazer empréstimo sem realizar uma simulação

Solicitei um empréstimo de R$ 5.000,00. Quando eu for parcelar, vou pagar o mesmo valor, correto? Não. Quando você realiza um empréstimo, é natural que os bancos, cooperativas ou qualquer outra instituição que você procurar, cobre uma taxa pelo serviço.

Simular como será a quitação das parcelas para saber se você realmente conseguirá arcar com elas, é um dos pontos mais importantes. Esses cálculos são importantes para que se entenda o prazo, os juros incidentes e as demais condições do empréstimo, de forma que você possa se organizar para quitar o débito.

- Não pesquisar

É comum, até por uma questão de confiança, que a primeira alternativa quando as pessoas buscam um crédito é ir até ao banco que possui conta e solicitar o empréstimo. Isso se deve ao fato de acreditarem que o gerente, por ter uma relação próxima, irá oferecer a melhor oferta - mas existem outras alternativas. 

Busque pesquisar e solicitar simulações com diferentes instituições. Dessa forma, você terá em suas mãos o poder da negociação e, assim, melhores condições de pagamentos e juros. Com diferentes situações em mãos, os funcionários dessas empresas tentarão sempre cobrir a condição do concorrente e quem será beneficiado será você.

- Não pesquisar (Parte 2)

Na hora da pesquisa de empréstimo, além da proposta mais interessante, é preciso pesquisar a idoneidade da empresa. É de conhecimento geral o alto número de golpes quando o assunto é empréstimo.

A maioria das pessoas acabam caindo no papo dos negociadores por ofertarem uma proposta tentadora. Isso não existe. Sempre desconfie de propostas surreais e que se diferenciem muita de todas as propostas que você já possui de empresas confiáveis. É um grande erro não pesquisar os dados da empresa com a qual você está negociando.

Com essas dicas você, agora, pode realizar um empréstimo mais tranquilo e que se encaixa no seu orçamento.

Aliás, você já possui um controle financeiro? A gente preparou um material para ajudar você. Confira!

Imagem do post ERROS COMUNS NA HORA DE PEDIR UM EMPRÉSTIMO Voltar