Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Blog

10/08/2017

CONHEÇA AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DE UM EMPREENDEDOR DE SUCESSO

Muita gente acredita que para ter sucesso nos negócios é preciso nascer com características de um empreendedor bem sucedido. No entanto, é perfeitamente possível trabalhar para desenvolver tais habilidades. A ideia chave é capacitar-se. Qualquer pessoa que busca capacitação, estuda, se atualiza e se dedica tem condições de prosperar profissionalmente.

LEIA MAIS: 6 DICAS DE COMO ABRIR SEU PRÓPRIO NEGÓCIO

Antes de qualquer coisa, é preciso acreditar em sua ideia, pois negócio algum cresce se o seu próprio desenvolvedor não tiver confiança no que está fazendo. Estamos falando sobre ter um propósito - isso é fundamental para qualquer aspecto da vida. Junto com o propósito e com o conhecimento, ainda é preciso desenvolver alguns atributos que resultarão em um empreendedor de sucesso. Confira:

#1. Iniciativa
Ninguém que deseja montar seu próprio negócio conseguirá se mantendo estagnado na vida profissional, por isso, a iniciativa deve ser a primeira dentre as características. O indicado é estar sempre atento às mudanças e exigências do mercado e às oportunidades que, por ventura, surgirem. Não basta querer ter um negócio, é preciso tirar o projeto do papel.

#2. Persistência
Abrir uma empresa é algo muito complexo e por isso, os obstáculos sempre vão surgir de todos os lados. Prepare-se para possíveis problemas com fornecedores, funcionários, clientes e até com a concorrência. Contudo, todos os problemas e erros cometidos devem servir para melhorar o plano de ação da empresa.

#3. Planejamento
O planejamento do negócio irá definir todo o caminho percorrido para o sucesso do empreendimento. Ao criar um, é preciso estar atento aos resultados de sua empresa, analisando esses resultados é possível desenvolver planos tanto para corrigir possíveis erros quanto para potencializar acertos.

#4. Autoconfiança
Significa investir em uma ideia mesmo que outras pessoas não acreditem. Ter autoconfiança não significa estar sempre com a razão. Significa ter conhecimento suficiente para validar ideias e liderar uma equipe, fazendo-a confiar no que está sendo proposto.

#5. Liderança
Geralmente o empreendedor possui uma equipe de funcionários para gerir, a menos que o mesmo seja um MEI. Liderar hoje em dia é muito diferente de como se liderava há alguns anos. Não há mais espaço para o autoritarismo. O líder deve motivar, e ouvir seus colaboradores, deve delegar tarefas com consciência para obter maior comprometimento dos mesmos. Atualmente, liderar é uma troca.

#6. Eficiência
Sem investimento não dá para montar um negócio e no caso do MEI, normalmente os recursos são mais escassos. Dessa maneira, é preciso ser eficiente para utilizar seu pouco capital de maneira inteligente. O insucesso muitas vezes está relacionado ao desperdício e ao mau investimento.

Imagem do post CONHEÇA AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DE UM EMPREENDEDOR DE SUCESSO Voltar