NOVIDADES

COMO LIDAR COM O CLIENTE QUE ESTÁ DEVENDO
24/11/2017

COMO LIDAR COM O CLIENTE QUE ESTÁ DEVENDO

A inadimplência afeta a saúde financeira do seu negócio e no Brasil tem-se um índice muito alto de devedores.


É importante notar que no cenário de crise atual o perfil do cliente devedor muda, pois além de alguns clientes que deixam de pagar suas contas propositalmente, também temos em grande parte, clientes passando por dificuldades reais. Por isso é importante estabelecer previamente como seu negócio irá lidar com as faltas e atrasos de pagamento usando duas fases: prevenção e cobrança.

PREVENÇÃO


A análise de crédito é o método mais usado na prevenção contra devedores. Muitos pequenos negócios não usam desse método por achar muito caro, mas a análise de crédito permite verificar o histórico do cliente e se ele está passando por problemas financeiros atualmente. Você deve analisar se o valor que seria pago para fazer análise de crédito é mais baixo que os valores de inadimplência na sua empresa. Se for o caso, já passou da hora de começar a fazer consultas sobre seu cliente antes de vender.

Outra possibilidade é aderir ao cartão de crédito em seu negócio. Atualmente grande parte dos pequenos negócios e até mesmo Micro Empreendedores Individuais já trabalham com cartão, pois isso garante que o dinheiro será recebido e facilita a compra para o cliente.

COBRANÇA


Essa é a parte mais difícil para muitos. Como cobrar do cliente inadimplente?
A primeira dica é seguir o Código de Defesa do Consumidor sobre as formas corretas de cobrar uma dívida: sem constranger, expor ao ridículo ou ameaçar.

Ouça o que o cliente tem a dizer, independente do que ele disser ou se sua "desculpa" é verídica, dar a ele uma chance de limpar sua reputação ajuda a abrir portas para negociações.

Apresente o valor da conta com os juros e multas inclusos, deixando claro de onde e o porquê desses valores para que o cliente não se sinta lesado. Além disso, é difícil para o cliente lembrar que fez uma troca que o favoreceu depois de um certo tempo e ele acaba vendo a dívida como um prejuízo. Procure lembrá-lo do produto ou serviço que ele adquiriu, para que ele visualize que ele foi beneficiado pela sua venda.

Cobrar é dar valor ao seu trabalho e quanto mais tempo passar maiores as chances de você não receber. Os clientes tendem a pagar primeiro as dívidas que "incomodam" mais, por isso esteja sempre presente na vida do cliente lembrando que você está ali esperando

Este conteúdo te ajudou? 

Temos outros que você poderá gostar: 

SEGREDOS PARA O SUCESSO FINANCEIRO

POSICIONE SUA MARCA NAS REDES SOCIAIS

DICAS ESSENCIAIS PARA QUEM TEM UM NEGÓCIO EM CASA

Fechar
ATENÇÃO: Não solicitamos nenhum tipo de depósito antecipado para liberação ou análise do crédito. Aqui você será atendido pessoalmente por um Agente de Crédito.