Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Blog

11/02/2019

Você sabe como funciona ou como fazer um plano de negócios?

Ter um plano de negócios. Já pensou sobre o tema? Ter um empreendimento é buscar todos os dias investimentos e faturamento. Mas antes de buscar bons resultados com uma empresa é necessário realizar algumas tarefas. Não esqueça: todo empreendimento requer esforços.

Mas afinal: o que é um plano de negócios? É uma lista de um planejamento com objetivos, benefícios, estratégias e análises.

O plano de negócios é um documento impresso ou utilizado em PDF que serve como base para gerenciar um empreendimento. Detalhe ao máximo sua empresa e também suas ideias.

Descreva quais são suas metas, clientes, concorrentes, produtos, serviços, riscos, benefícios, enfim, tudo que sua empresa precisa. Essas informações parecem irrelevantes, mas são importantíssimas (garantimos). Tenha sempre em mente que o mercado muda todos os dias e é necessário estar sempre analisando pequenos detalhes.

 

 

Como montar um plano de negócios?

Faça uma lista de itens importantes e que precisam ser cumpridos na sua empresa, por exemplo:

- Objetivos: quais são os objetivos do empreendimento? Neste item traga metas e descreva tudo o que você traçou para sua empresa.

- Benefícios: é necessário que você traga benefícios ao mercado. Qual o seu principal produto/serviço e o que ele melhora na sociedade? Não esqueça disso nunca.

Não deixe de montar estratégias para seu empreendimento. Sabe a razão? É simples! Estratégias fazem com que sua empresa seja diferente no mercado. Todas as pessoas estão cansadas dos mesmos serviços. Isso explica porque quando uma marca faz algo diferente, ela se destaca. Não se esqueça desse detalhe.

Nas estratégias tenha em mente alguns pontos: visão, missão, valores e metas. São itens específicos, mas que precisam de atenção. Não deixe essas instruções de lado.

Ainda no plano de negócios tenha seus produtos e serviços. É muito importante saber com que você trabalha e qual o seu nicho de atividades. Não se esqueça: ofereça o que tens e não busque trabalhos que não estejam ao seu alcance. O motivo? Você pode não trazer o melhor serviço e fará que seu empreendimento não seja visto com bons olhos pelos clientes.

A próxima indicação para o plano de negócios é estudar o mercado. Como já citamos, o mercado muda diariamente, com isso, é importante se atualizar sempre e, principalmente, ver como está sua concorrência. Não pare no tempo.

É muito importante para o planejamento das ações da sua empresa que você tenha dados atualizados dos seus clientes, suas vendas ou seu financeiro. E também não adianta ter várias planilhas e agendas se você não lembra de usar. Temos para você duas planilhas para te ajudar com isso:

Planilha de Cadastro de Cliente: onde você pode colocar todas as informações sobre todos os seus clientes.

Planilha de Controle Financeiro: que você pode usar para anotar todos os seus ganhos e contas a pagar para organizar o financeiro de sua empresa.

Busque sempre conhecimento e esteja atualizado com as novidades. Após montar seu plano de negócios distribua as tarefas em sua empresa e mantenha sempre o foco para que novas oportunidades surjam e para que seu empreendimento cresça todos os dias.

Conheça os sinais que indicam falta de planejamento, e fique atento: 

 

 

Gostou do nosso blog?

Temos mais assuntos para ajudar o seu negócio a crescer:

 

QUERO COMEÇAR A EMPREENDER. O QUE DEVO FAZER?

APRENDA COMO EMPREENDER COM CORAGEM

O QUE É CAPITAL DE GIRO? 

COMO CRESCER E MELHORAR O FLUXO DE CAIXA

 

E se precisar de apoio financeiro para começar investir no seu negócio, nossos agentes vão até você para negociar um crédito ideal para o seu negócio:

 

 

Faça uma simulação de crédito sem compromisso com o valor que você precisa:

 

 

Imagem do post Você sabe como funciona ou como fazer um plano de negócios? Voltar