Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Blog

06/09/2018

PROFISSÃO ALFAIATE: AINDA VALE A PENA?

A profissão alfaiate é muito antiga. Há quem diga que esta profissão foi quase extinta, mas isso está longe de ser verdade.

As pessoas buscam cada vez mais roupas personalizadas e únicas. O alfaiate está voltando com tudo, e se você acha que poderia ser um ótimo alfaiate, descubra tudo sobre essa profissão.

O alfaiate é o profissional que cria roupas masculinas, como ternos, camisas, blazers e demais peças que são feitas sob medidas para os clientes, que solicitam suas roupas conforme o seu gosto e recebem uma peça única, diferente das lojas de hoje onde você encontra várias peças iguais com tamanhos padrões.

Dessa forma, o alfaiate tira as medidas dos clientes, traça os moldes, corta o tecido, alinha as peças para que o cliente faça mais uma prova antes dos últimos ajustes, para que o tecido seja costurado sob medida e o acabamento seja feito.

O profissional que pretende desempenhar essa profissão deve gostar de moda e vestuário, ter muita criatividade e saber fazer as medidas corretamente.

O melhor dessa profissão é que geralmente o alfaiate é autônomo e atende visitando seus clientes ou abrindo seu ateliê, ou seja, é um microempreendedor.

Se você pensa em abrir o seu negócio nesse ramo, você pode fechar parceria com algumas lojas de roupa masculina também, que geralmente precisam ter um alfaiate para fazer ajustes nas roupas quando necessário.

No site do SEBRAE, você encontra o passo a passo para abrir e formalizar sua empresa de alfaiataria dentro das normas e leis do setor:

O primeiro passo e o mais importante, é fazer um levantamento financeiro de quanto você recebe e quais são os seus gastos para manter o negócio. Para isso, temos uma planilha de controle financeiro totalmente gratuita que pode te ajudar:

E para te ajudar a divulgar o seu negócio, temos um material também gratuito, cheio de dicas importantes para a sua empresa bombar nas redes sociais:

A Credisol está aqui para apoiar microempreendedores com crédito e orientação.

Se precisar de um empurrãozinho para fazer acontecer, faça uma simulação de crédito ou solicite a visita de nossos agentes de crédito que vão até você para tirar suas dúvidas e negociar o crédito:

 

 

Imagem do post PROFISSÃO ALFAIATE: AINDA VALE A PENA?  Voltar