Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Blog

12/11/2018

O que é capital de giro?

Todo empreendedor precisa ter em mente o conceito de capital de giro. Esse elemento financeiro é fundamental para o crescimento da empresa, ou até mesmo se distanciar da possibilidade da falência. Vamos entender sobre o termo?

Quem começa um negócio imagina que somente ter o dinheiro e disposição para o trabalho são necessários. É um erro que colabora para que muitas empresas não durem 1 ano de funcionamento.

Entender alguns termos como planejamento estratégico e capital de giro será uma das obrigações para quem deseja que sua empresa prospere. Aqui vamos nos concentrar no segundo termo, e o porquê de sua importância.

O que é capital de giro?

Trata-se do capital que financia sua produção ou prestação de serviço, para que ela se mantenha enquanto aguarda os pagamentos de clientes ou outras receitas. Para ficar mais fácil, o capital de giro é o dinheiro que precisará ter em caixa para bancar boa parte de suas principais operações.

É verdade que ele não precisa ser fisicamente o dinheiro, pode ser aplicações financeiras ou previsões de pagamento dos clientes. Porém, sem capital de giro é quase impossível manter o estoque abastecido, ou pagar seus funcionários.

Mas, esse capital não se resume a observar somente os valores que entram no caixa, e serão usados para manter a empresa ativa. O passivo circulante (seus débitos para pagar em curto prazo) precisam ser acompanhados.

Como o capital de giro influencia nas contas da empresa?

O capital de giro influenciará empresas que se enquadram nas seguintes situações:

• Vendem a prazo – elas precisarão ter capital para bancar o tempo que aguardarão a quitação das faturas emitidas para os clientes;

• Que tem estoque – seja de matéria-prima ou de mercadorias o estoque é mantido pelo capital de giro. Esses produtos que aguardam serem vendidos ou usados, tem um custo (alto) que é mantido por esse tipo de capital.

• Compras a prazo – aqui a empresa usa o crédito para manter o estoque, por exemplo, isso quer dizer que ela antecipa/compromete parte do seu capital de giro.
Quais são os benefícios do capital de giro?

A principal vantagem de empresas que identificam e trabalham em cima desse capital é a gestão financeira. Os processos financeiros passam a ser monitorados, e com essas informações os erros são reduzidos, o que irá favorecer o faturamento.

Então controles como:

• Diário de caixa

• Bancário

• Diário de vendas

• Contas a receber

• Contas a pagar

• Mensal de despesas

• E de estoque

Passam a fazer parte da rotina administrativa.

Quais são os possíveis riscos?

Não ter controle de seu capital de giro comprometerá sem dúvida as atividades da empresa. Não ter dinheiro para pagar os funcionários, levará a insatisfação, que terminará num atendimento ruim, por exemplo.

A empresa também não terá recursos para novos investimentos, ou cobrir situações básicas como a de comprar novos equipamentos para desenvolver suas tarefas.

Medidas simples podem ser tomadas para se afastar desses riscos, são elas:

• Melhore seus prazos – se perceber que o prazo de pagamento para alguns clientes tem dificultado manter um bom fluxo do capital de giro, procure reduzi-lo. Estratégias como a do desconto no pagamento à vista é uma das melhores saídas para essa situação.

• Atenção no estoque – não adianta entupir o estoque, ele tem um culto para se manter. Então buscar formas para otimiza-lo é uma boa opção. Invista na estrutura e em tecnologia para ter total controle.

• Controle os gastos – a empresa precisa evitar os desperdícios, acabar com processos engessados, que demoram muito tempo para serem finalizados, e não se deve gastar mais do que o caixa suporta.

Viu quanto é importante o capital de giro para sua empresa? Se vai começar um negócio, ou já está na ativa, não perca de vista esse recurso financeiro.

Se caso precisar de um apoio financeiro para o seu capital de giro, faça uma simulação de crédito ou solicite a visita de nossos agentes que vão até você para tirar suas dúvidas e negociar o crédito:

Imagem do post O que é capital de giro? Voltar