Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Blog

03/02/2015

Medidas que aumentam IOF sobre o crédito não atingem as OSCIPs

O decreto do Governo Federal que aumenta o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) pegou os brasileiros de surpresa neste início do ano. Com isso, muitos têm repensado os planos para 2015, principalmente quem está querendo implantar, ampliar ou melhorar um negócio. No entanto, há uma alternativa para quem quer fugir da elevação das taxas de juros. Na Região Carbonífera e Extremo Sul Catarinense, os microempreendedores podem contar com a Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) da região, representada pela Credisol.

Diferente do sistema dos bancos tradicionais, a Credisol é uma instituição sem fins lucrativos e com objetivo exclusivamente social. “Não é banco, financeira ou cooperativa, inclusive não pertence ao Sistema Financeiro Nacional. Significa dizer que oportunizamos crédito de forma simples e com pouca burocracia aos microempreendedores populares da região com o objetivo de incentivar a geração de trabalho e renda”, observa o coordenador regional da Credisol, Eduardo R. Manenti, acrescentando que a instituição possui certificado emitido pelo Ministério da Justiça.

De acordo com o profissional, as taxas praticadas pela Organização são bastante atrativas e também não há cobrança de seguros e IOF. “Nos bancos tradicionais, para obter um financiamento para capital de giro, por exemplo, há um grau de exigência maior. Primeiramente é necessário abrir uma conta corrente. Além da taxa de juros, há cobrança de seguros e tarifas que elevam o custo do dinheiro. Sabe-se que empréstimos e financiamentos estão mais caros por conta da elevação da taxa básica de juros, IOF e inadimplência, e que os bancos já repassaram este aumento aos clientes, em particular àqueles que mais precisam”, enaltece.

A Credisol pratica o Microcrédito Produtivo e Orientado por meio dos agentes de crédito que visitam o local de trabalho ou residência do cliente interessado em obter crédito. Ele fará o encaminhamento da proposta de maneira ágil e com pouca burocracia, sem ser necessário abrir conta corrente. Além do acesso ao crédito, o cliente pode optar em receber gratuitamente orientação técnica gerencial dos agentes de crédito ou parceiros como o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

A Credisol atua em 27 municípios da Região Carbonífera e Extremo Sul Catarinense. Mais informações e telefones de contatos diretamente no site:http://www.credisol.org.br

Imagem do post Medidas que aumentam IOF sobre o crédito não atingem as OSCIPs Voltar