Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Blog

22/04/2015

Gestão financeira de pequenos negócios é foco da oficina “SEI Controlar Meu Dinheiro”

Rita Aparecida Joaquim, de 49 anos, decidiu transformar a paixão pela culinária na sua principal fonte de renda. Há cinco anos, a microempreendedora trabalha com produção de marmitas. Porém, até hoje, ela enfrenta alguns obstáculos para manter as finanças de sua microempresa em ordem. “Como nosso negócio é pequeno, somos responsáveis por diferentes funções, no meu caso cozinho e cuido das contas da empresa, o que dificulta ainda mais o desempenho”, revela. Em busca de orientação e segurança, Rita, assim como outros empreendedores da região Sul do Estado, participou do circuito de oficinas “SEI Controlar Meu Dinheiro”, realizado pela Credisol em parceria com o Sebrae. Os encontros iniciaram no mês de março e seguem para outras cidades até Junho.

Segundo o consultor na área de Finanças do Sebrae, Daniel Bittencourt, ministrante das oficinas, o objetivo do encontro é levar informação sobre gestão financeira às pessoas que trabalham por conta própria, empreendedoras de atividades produtivas de pequeno porte. Os participantes poderão ainda esclarecer dúvidas e buscar dicas de como administrar as contas de sua empresa de forma efetiva. “Pesquisas revelam que a má gestão financeira está entre as principais causas de falência das microempresas, principalmente nos primeiros anos de existência. Nossa proposta é ajudar o empreendedor a profissionalizar sua gestão, de forma com que ele se sinta seguro para administrar e investir em seu negócio”, enfatiza.

Neste semestre, o conteúdo das oficinas aborda o fluxo de caixa: controle de como gerenciar a entrada e saída de dinheiro. Os participantes recebem orientação de como utilizar planilhas e tabelas para otimizar o controle. “O propósito da Credisol é oportunizar crédito aliado à orientação, promovendo inclusão e educação financeira. Por meio dos nossos agentes adequamos o crédito à realidade dos empreendedores e os conscientizamos quanto a destinação dos recursos. Iniciativas como esta parceria com o Sebrae representam o nosso esforço em promover a autonomia empreendedora da nossa região", explica o coordenador regional da Credisol, Eduardo R. Manenti.

Quem tiver interesse em participar das atividades deve entrar em contato pelo telefone 34376911 para fazer a inscrição, que é gratuita. As oficinas iniciam às 19h.

Saiba os locais onde serão realizados os próximos encontros:

- 13 de maio: Lauro Muller
- 19 de maio: Siderópolis
- 20 de maio: Cocal do Sul
- 21 de maio: Bairros São Luiz e Quarta Linha, Criciúma
- 02 de junho: Orleans
- 16 de junho: Urussanga
- 17 de junho: Bairros Santa Luzia e Rio Maina, Criciúma
- 18 de junho: Morro da Fumaça
 

Imagem do post Gestão financeira de pequenos negócios é foco da oficina “SEI Controlar Meu Dinheiro” Voltar