NOVIDADES

Como se tornar um microempreendedor de sucesso?
09/10/2018

Como se tornar um microempreendedor de sucesso?

Ser um microempreendedor de sucesso é o que milhões de brasileiros buscam atualmente. Mas, como alcançar esse objetivo? Aqui vamos te mostrar dicas de como realizar esse sonho, acompanhe.

O cenário atual do Brasil deve assustar um pouco, não é? Tanta instabilidade econômica e política, que tira o sono. Um efeito disso é o número preocupante de desempregados: 13,2 milhões. E se você está ou não dentro da estatística, é possível seguir outro rumo: montando seu próprio negócio.

A ideia de montar uma empresa pode assustar inicialmente, serão responsabilidades dobradas, e precisa trabalhar bem mais que o normal. Porém, sempre que finalizar o dia, sentirá uma realização pessoal gigante!

Separamos aqui os principais passos para você se torna um microempreendedor de sucesso. E antes de imaginar que precisará de fortunas para tirar sua ideia do papel, já adianto que não. Para ter resultados positivos em seu empreendimento precisará, na verdade, é de muita dedicação.

Microempreendedor de sucesso – a etapa inicial

Tudo começa por suas habilidades. Qual tipo de serviço, por exemplo, que pode oferecer e se destacar? Muitas pessoas usam sua experiência em determinadas áreas para começar um negócio. Mas, isso não impede que você use seus dotes culinários ou artísticos, para se tornar um microempreendedor de sucesso.

Definido o segmento que sua futura empresa se incluirá, é importante conhecer este mercado. Fazer pequenas pesquisas de como anda a procura dos produtos ou serviços que pretende fornecer é muito importante.

Você precisa conhecer sua demanda! Será que em seu bairro precisa de mais uma gráfica, salão de beleza ou minimercado? Se o mercado local estiver inchado de estabelecimentos iguais ao que pretende montar, é preciso rever.

Depois de todo levantamento que conseguir realizar, viu que sua ideia é viável, crie um cadastro MEI (Microempreendedor Individual). É a melhor maneira de formalizar negócios que faturam até 81 mil reais.

Sendo MEI terá um CNPJ, e conseguirá vantagens como contribuição ao INSS. Assim que efetivar esse cadastro, já terá sua inscrição como Pessoa Jurídica, e sua empresa estará legalmente funcionando.

É bem simples criar o MEI, veja:

1. Siga ao portal do empreendedor clicando aqui;
2. Nesse site clique em “Formalize-se”;
3. Informe seu CPF, selecione “Continuar”;
4. Você preencherá todas as informações solicitadas pelo sistema, e ao final, já terá seu número de CNPJ.

Planejamento sempre

Um microempreendedor de sucesso deve sempre ter um planejamento estratégico. Você precisa elaborar uma espécie de documento que indique seus objetivos. Nesse plano terão pontos como:

• Avaliação dos clientes;
• Como melhorar os lucros;
• Análise dos custos;
• Quando será o melhor momento de investir;
• Contratação de funcionários;
• Ampliação do negócio;
• Estratégias comerciais e de marketing.

Esse planejamento é sua forma de olhar para o futuro do empreendimento, e ir se preparando para mudanças de mercado (outro ponto que deve constar neste plano).

Contínua inovação

Ora, nem pense em parar de inovar! Lembra que falei lá em cima que “ser um microempreendedor de sucesso é muito trabalho e dedicação”? Então, aprimorar seu comércio ou prestação de serviços é essencial.

Aqui entram desde sua própria capacitação até a experiência do cliente com sua marca. Você deve apostar em tecnologia, aplicando softwares de gestão, sites e redes sociais para melhorar seu negócio, por exemplo. É importante que você saiba: uma fatia significativa dos consumidores está na internet, então nem ouse desconsiderar essa dica! Os meios digitais são obrigatórios em sua estratégia.

E se tiver um ou dois funcionários, é preciso capacita-los. Dessa forma eles poderão ajudar sua empresa a se desenvolver, e oferecerá mais qualidade aos seus clientes.

Benefícios de ser um microempreendedor

Por fim, vale pensar um pouco sobre os benefícios de ser um microempreendedor de sucesso. Listei alguns pontos:

• Será seu próprio patrão;
• Traçará suas estratégias de forma mais segura, sem depender do humor de outras pessoas;
• Poderá se tornar um MEI, formalizando seu negócio com baixíssimo custo;
• É possível montar negócios em casa (home office);
• Escolherá um formato de empreendimento que se identifique, conseguindo realização profissional e pessoal;

Motivos bem atrativos. Então, comece a colocar suas ideias em prática. Use suas qualidades para se tornar um microempreendedor de sucesso. Bons negócios!

Se precisar de um empurrãozinho para fazer acontecer, faça uma simulação de crédito ou solicite a visita de nossos agentes de crédito que vão até você para tirar suas dúvidas e negociar o crédito:

Fechar
ATENÇÃO: Não solicitamos nenhum tipo de depósito antecipado para liberação ou análise do crédito. Aqui você será atendido pessoalmente por um Agente de Crédito.